Vivendo um Sonho

Tentando voltar por aqui...

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Frio + Sopinha :-)

Estamos no Inverno, confesso que já gostei bem mais dessa época, agora com as crianças prefiro dias mais quentes. Mas essa estação tem lá suas vantagens, as pessoas ficam mais bonitas (tá bom, algumas vai haha), dormimos melhor e claro, COME-SE mais!

Eu sou muito fã de sopas, adoro qualquer tipo de caldo quentinho, faço VÁRIAS! Tenho uma preferida, a de ervilhas, não é das mais magrinhas, mas sem exagero POOOOODE!

Fiz ontem pro jantar.

Como a ervilha desmancha depois de cozida gosto de usar alguns legumes em pedaços pra encontrar mesmo o que morder no meio. Essa sopa combina muito com linguiças do tipo defumada ou paio. Faço assim:

Coloco de molho umas 4 horas antes meio pacotinho de ervilhas dessa que vende no supermercado mesmo, se comprar soltas serão 250 gramas, troco a água umas 2 vezes pra limpar e também para retirar substâncias antinutricionais (dica preciosa da minha Nutricionista) e ajuda no não acumulo de gases intestinais (essa aprendi quando comecei a fazer as primeiras papinhas das crianças).

Pra essa comprei uma linguiça tipo portuguesa que é mais suave e bem menos apimentada, coloco um fio de óleo na panela e dou uma fritada na linguiça cortada em rodelas ou cubinhos, vai do gosto de cada um.

Depois coloco bastante cebola picada (usei 2 grandes), e uns 5 dentes de alho picadinhos, 2 folhas de louro, deixo dar uma refogada, coloco a ervilha escorrida e alguns legumes picados, nessa usei vagem, cenoura e batatas, acrescento água quente até o limite da panela de pressão e deixo ferver sem tampar, dica importante, FERVER ATÉ SUMIR TODA A ESPUMA QUE SE FORMA! Se você não fizer e tampar a panela corre o risco dessa espuma subir pelo bico e fazer uma meleca só, e se entupir o risco é maior ainda, mas tomando esse cuidado não tem perigo, se a espuma demorar pra sumir é só colocar mais um fiozinho de azeite. Como a linguiça já tem sal CUIDADO com a quantidade, na minha panela de 4,5 litros eu uso meia colher de sopa, aí vai do gosto de cada um, melhor colocar menos e provar depois de cozida.

Depois que a espuma sumir, tampar a panela, começou a "chiar" baixar o fogo e marcar 20 minutinhos. Eu deixo a panela soltar a pressão sozinha, abrir e mexer, a ervilha se desmancha formando um creme grossinho irresistível, o que fica pra morder são as linguiças e os pedacinhos de legumes, quem não gosta não precisa colocar.

Pra acompanhar vai bem queijo parmesão raladinho na hora ou croutons, eu fiz ontem rapidinho com algumas fatias de pão de forma cortadinhas em cubinhos, passadas numa misturinha de azeite, alho e orégano, forno até dourar e BOM APETITE!

A foto não ficou boa, mas a sopa sim!

Patrícia Rodrigues FAÇA assim que sua panela vai se comportar :-) Vivian Marques faz e me conta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha!